Conteúdo da página

Professor de Harvard debate na OAB sobre o impacto da globalização na carreira jurídica

quinta-feira,

Com o auditório do Conselho Federal lotado e outras centenas de pessoas assistindo a transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da OAB, o professor David Wilkins, vice-reitor da Faculdade de Direito de Harvard, apresentou nesta quinta-feira (28) a palestra “A Profissão Jurídica na Era da Globalização”.

O estudo gera reflexões e apresenta dados sobre as mudanças ocorridas no campo profissional da Advocacia com a globalização, em especial nos países emergentes, como o grupo dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

David Wilkins retrata na pesquisa e na palestra o grande crescimento no campo de atuação dos profissionais jurídicos com o processo de globalização, com a necessidade de serviços de advocacia a partir do surgimento de novos mercados, também com o aumento das trocas comerciais e a incorporação de regras de outros países no ambiente local. O professor de Harvard também aborda o crescimento e surgimento de grandes escritórios de advocacia e o crescimento de departamentos jurídicos nas empresas desses países.

“Quero falar para vocês sobre as mudanças que ocorreram no Brasil e no mundo nos últimos anos e como tudo isso está relacionado. A abertura de mercado criou novos setores de atuação para os profissionais da área jurídica, com uma necessidade maior de assessoria jurídica. A nova atividade econômica criou a demanda por novas Leis e instituições legais, regras de comércio e de competição, o que gerou a necessidade de novos advogados com habilidade para operar nesse ambiente e conectar o mercado doméstico no mercado global”, explicou David Wilkins.

O estudo também ressalta as diferenças entre os países emergentes analisados e os impactos das mudanças para os profissionais da área jurídica e para as escolas de Direito, que precisaram se adaptar à nova realidade. “Essas alterações também geraram pressões sobre as instituições de ensino, que precisam preparar os estudantes para esse novo mercado”, afirmou David Wilkins.

O professor falou também sobre o temor de substituição de mão de obra em razão do desenvolvimento de novas tecnologias e afirmou que a nova geração de advogados precisa estar sempre se atualizando. “O grande desafio para os advogados é que eles vão sempre estar aprendendo, vão passar a vida estudando. Temos de pensar que isso é um investimento em seu crescimento pessoal, para que você possa ser o tipo de profissional que utiliza a tecnologia como forma de obter sucesso e bons resultados, não aquele tipo de pessoa que será atropelada pela tecnologia”, disse David Wilkins.

A palestra contou ainda com a participação do secretário-geral da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, o secretário da Comissão Nacional de Relações Internacionais, Bruno Barata, o diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia, Ronnie Preuss Duarte, e o vice-diretor da ENA, Luis Cláudio Alves Pereira, que fizeram a apresentação do professor David Wilkins e abriram a fase de perguntas da palestra.

Para José Alberto Simonetti, o evento foi importante para promover um intercâmbio dos estudantes e advogados brasileiros com o conhecimento gerado em Harvard. “A palestra materializa essa intenção do Conselho Federal da OAB, em atuação com a ENA, de implementar o intercâmbio entre o Brasil e outras nações, para que possamos assim avançar no ensino jurídico”, disse José Alberto Simonetti.

Já o diretor-geral da ENA, Ronnie Preuss Duarte, afirmou que o professor David Wilkins ajudou advogados e estudantes brasileiros a entender os desafios que a nova realidade apresenta a todos. “Esse é o primeiro evento da nova gestão da ENA, um grande presente para a advocacia brasileira. Foi uma oportunidade singular de poder ouvir e entender sobre os desafios que se apresentam na nossa realidade”, ressaltou Ronnie Preuss Duarte.

O secretário da Comissão Nacional de Relações Internacionais, Bruno Barata, disse que o estudo de David Wilkins é fundamental não apenas para entender o Brasil, mas também as demais economias emergentes. “Ele é um dos maiores especialistas do mundo na análise da advocacia e da globalização. O centro de estudos de Harvard tem foco nas economias emergentes, tanto em escritórios, como em empresas, e agora ele fez um estudo específico sobre o Brasil para apresentar os resultados e falar também sobre esse projeto, uma enorme oportunidade para todos”, disse Bruno Barata.

Ao final da palestra, o professor David Wilkins disponibilizou um código de desconto de 20% para a compra do livro que faz uma análise do Brasil – The Brazilian Legal Profession in the Age of Globalization - The Rise of the Corporate Legal Sector and its Impact on Lawyers and Society – Basta acessar o site aqui no link e digitar o código CUNHA2019 na hora de fazer o pagamento.