Conteúdo da página

ENA e CONSINTER realizam o V Simpósio Internacional de Direito

quarta-feira,

Fruto de convênio firmado entre o CFOAB/ENA e Conselho Internacional de Estudos Contemporâneos em Pós-Graduação (CONSINTER), foi realizado entre os dias 17 a 19 de outubro o V Simpósio Internacional de Direito CONSINTER, na Universidad Complutense de Madrid. O simpósio contou com apoio do Conselho Federal da OAB, AMB, AJUFE e Consejo General de la Abogacía Española e teve coordenação acadêmica dos professores da Universidad Complutense de Madrid, José Manuel Almudí Cid e Ignacio García Vitoria, além da presença de ilustres palestrantes e participantes iberoamericanos.

O diretor da Faculdade de Direito, Catedrático D. Ricardo Alonso García, participou da abertura do simpósio, que teve a palestra inaugural proferida pelo presidente do STJ, Ministro João Otávio de Noronha, sobre o Novo Código Comercial Brasileiro.

O presidente da Comissão de Direito Constitucional e ex-presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, foi palestrante no primeiro dia sobre Fondos de Litigación: oportunidades y consecuencias. Da mesma mesa participou o Ministro Ricardo Lewandowski (STF) e demais representantes do Consejo General de Abogacía Española.

Ilustres catedráticos espanhóis da Universidad Complutense de Madrid e Universitat de Barcelona e mais cinco ministros do STF e STJ ministraram suas palestras durante os três dias de Simpósio.

O evento contou com a apresentação de mais de 100 artigos científicos de autores ibero-americanos, professores e alunos de programas de pós-graduação, advogados, magistrados e membros do Ministério Público.